terça-feira, 18 de março de 2008

Integrantes do Grupo:

- Graziela Almeida

- Luna Mariana

- Isabella Iemini

- Mariana Raposo

- Natalie Bell

Fim da Pré História

Por volta do ano 4.000 a.C., algumas comunidades primitivas aprenderam a usar ferramentas e armas de bronze. A vida ia ficando cada vez mais complexa e com esse desenvolvimento surgiu a escrita.Esse foi o evento que marcou o começo dos tempos históricos registrados, era o fim da Pré – História e o começo da História.Ela pode ser definida como um período da história de um povo ou nação sobre o qual não há documentos escritos, já que não ocorreu ao mesmo tempo em todos os povos. Por exemplo, no Egito ocorreu aproximadamente em 3500 a.C., no Brasil ocorreu em 1500 e em Nova Guiné aproximadamente em 1900.O período de transição para a “História” se dá por um período chamado de proto – história, que é descrito em documentos.Com o termo Pré – História, portanto, vemos o quanto a escrita é importante para a civilização ocidental.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Evolução Humana

Oii gente! Hoje estamos aqui pra fala um pouco mais da evolução humana que ocorreu na Pré História...

O ser humano evoluiu a partir dos primatas. A pré-história dos nossos ancestrais encontra-se ainda muito obscura, por falta de documentos e vestígios, mas as pesquisas e estudos continuam, trazendo sempre novas descobertas e luzes sobre o nosso passado. Já encontrados e estudados vários fósseis que permitiram reconhecer vários estágios pelos quais passou o ser humano em sua trajetória.
Geralmente, aceita-se que foi na África que tiveram origem os primeiros hominídeos, os primeiros seres com sinais de inteligência
.


- Australopithecus

Em 1924, Raymond Dart descobriu, na África do Sul, um fóssil primata que ficou conhecido como Australopithecus (que significa "macaco do sul"). As análises provaram que não se tratava de ossada de macaco, mas sim de um hominídeo. Maiores estudos levaram à conclusão de que se tratava de um ancestral humano com estas características: bípede de postura semi-ereta, altura entre 1m e 1,5m, mãos livres que permitiam usaram objetos (pedras, madeira) para melhor defender-se e sobreviver. A posição semi-ereta e a liberdade das mãos, mais o uso de sua iniciante capacidade intelectual, davam, ao Australopithecus vantagens sobre os animais mais fortes e sobre o meio-ambiente.


- Pithecanthropus erectus


O Australopithecus ocupou as terras de parte da África e ganhou as regiões temperadas da Ásia e Europa, evoluindo para Pithecanthropus erectus na ilha de Java. Em 1891, foi encontrado um fóssil desse Homo erectus na ilha de Java. Depois encontraram-se outros fósseis desse mesmo estágio de evolução na Alemanha e na China (em Pequim).
Pelos estudos se chegou à conclusão de que tinham as seguintes características: eram bípedes, de posição ereta, dentição já próxima do homem atual, crânio mais desenvolvido, mandíbula maior que a do Australopithecus, eram robustos e mediam de 1,40m a 1,70m. Viviam em cavernas, já faziam utensílios e armas de madeira e de pedra com duas faces cortantes.



- Homem de Neandertal


Em 1868, foi encontrado no vale de Neander (Alemanha), um fóssil com característas mais evoluídas que o Pithecanthropus erectus. Recebeu o nome de Homem de Neandertal (que signfica "novo homem do vale"). Com as mesmas características foram encontrados fósseis na Bélgica, no norte da África e Ásia Menor. Suas características principais eram: bípede ereto, altura de 1,60m, cérebro parecido com o do homem moderno, robusto, pernas curtas e o queixo quase igual ao do homem atual.
SOBRE A ORIGEM DA INTELIGÊNCIA O pesquisador Alirio Freire desenvolveu importante estudo sobre a "ORIGEM DA INTELIGÊNCIA" e recentemente publicou um breve relato de seu trabalho. O estudo relaciona o surgimento da inteligência no homem ao advento da verticalização, que teria ocorrido entre as várias etapas do desenvolvimento do homem moderno. Seu trabalho está disonível na internet para pesquisas sobre a "ORIGEM DA INTELIGÊNCIA".Os homens de Neandertal moravam em cavernas, já construíram muros de pedra como defesa e quebra-vento, usavam armas e utensílios mais trabalhados, furavam lascas de pedra para fazer machados e enterravam seus mortos, demonstrando já um começo de sentimento religioso. Já tinham conhecimento do uso do fogo. Viviam em regiões de climas bem diferentes e sofreram o efeito das primeiras glaciações da Terra e bruscas mudanças de temperatura.

terça-feira, 11 de março de 2008

Fotos da Pré História

Olá pessoal! Estamos aqui denovo..

E hoje pra mudar a rotina postamos um video com fotos da pré históri pra ficar mais dinâmico nosso blog! espero que gostem!!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Algumas curiosidades

Olá Pessoal!
Hoje vamos postar algumas curiosidades da pré história, espero que gostem!


Como ocorreu a descoberta do fogo?

Uma descoberta muito importante do período paleolítico foi o fogo. Onde o homem primitivo inicialmente observou esse fogo surgindo espontaneamente, aos poucos perderam o medo e começaram primeiramente utilizá-lo de vez em quando e de maneira desorganizada, como fonte de iluminação e aquecimento. Para isto foi necessário descobrir como mantê-lo aceso, isto também resultou provavelmente da observação de que brasas resultantes da queima natural de madeira podiam ser realizadas pela ação do vento, ou pelo sopro, fazendo a chama reaparecer. A etapa seguinte era fazer produzir o fogo, talvez novamente pela observação eles notaram que o fogo aumentava pelo aquecimento de galhos ou folhas secas, isto indicou que a chama poderia ser iniciada com temperaturas elevadas. Desta forma, descobriram que o atrito entre dois pedaços de madeira seca aumentava a temperatura e produzia a chama, que podia ser ativada pelo sopro. O homem primitivo através da observação também encontrou outra maneira de produzir fogo. Observaram que o choque produzido entre duas pedras produzia faíscas e que se colocassem folhas e galhos secos próximos dessas faíscas conseguiam fogo. Depois que o homem descobriu sua utilidade e como acendê-lo, passou a assar a carne e a cozinhar vegetais, junto ao fogo se reuniam, descansavam e se protegiam do frio e dos ataques de animais ferozes.
O grande avanço do homem paleolítico foi a descoberta do fogo, ele através de observação conseguiu utilizá-lo e também produzí-lo, o processo era simples, batiam uma pedra na outra para sair a faíscas ou esfregando duas madeiras uma na outra para gerar o calor.


Qual a importância das pinturas rupestres e da descoberta do fogo para o homem?

Foi através das pinturas rupestres que os arqueólogos (pessoas que estudam coisas antigas, especialmente do período pré-histórico, quando o homem ainda não conhecia a escrita), puderam estudar vários aspectos dos seres humanos dessa época como viviam, o que faziam, do que se alimentavam, e principalmente a localização das regiões onde habitavam.
A arte rupestre segundo hipóteses levantadas pelos arqueólogos era uma das maneiras que eles usavam para se comunicar uns com os outros. A descoberta do fogo foi um importante passo a evolução do homem, pois ele conseguiu desenvolvê-lo, controlá-lo e fazer uso em diversas coisas. A descoberta do fogo para o ser humano passou por várias transformações no seu modo de vida, o ser humano cada vez mais passou a ter controle da natureza. Pinturas rupestres: Os grupos humanos do período paleolítico procuraram registrar seu modo de vida, seus costumes. Assim, os homens mais antigos, que viviam em cavernas, desenharam e pintaram em suas paredes cenas da sua vida que atravessaram milhares de anos e chegar aos nossos dias. A descoberta do processo de fazer fogo foi um passo importante na evolução da humanidade.


E a Pré-história no Brasil, aconteceu? Como podemos pesquisar?

Todos nós aprendemos que a história do Brasil começa com a chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral a Porto Seguro no dia 22 de Abril de 1500. Porém, aqui já existiam habitantes, e em grande quantidade espalhadas por várias regiões. Podemos afirmar através de conhecimentos e descobertas que existiu a pré-história no Brasil, essa afirmação se deve às novas descobertas feitas nas últimas décadas em nosso território. Os primeiros habitantes do Brasil não deixaram nada escrito. Mas deixaram muitos vestígios arqueológicos como cavernas com pinturas rupestres, fósseis de bichos pré-históricos, objetos como ponta de flechas, machados, sepulturas, etc. As marcas da pré-história brasileira estão presentes em todos os cantos do país. E o nome do conjunto desses vestígios encontrados em determinada região recebe o nome de sítio arqueológico e o mais conhecido em nosso país é o da Serra da Capivara no estado do Piauí.



Bom gente.. por hoje é só!

espero que tenham gostado!

beeijoss

terça-feira, 4 de março de 2008

O começo

Olá pessoal!! Esse é o primeiro post do blog e espero q vá para frente!! Como já deu para perceber, esse é um blog de História, isso mesmo História.

Aqui irei relatar fatos, personagens, eventos, análises com cunho histórico de um jeito irreverente e que nao te faça dormir rs. Bom...como toda história tem um começo, nada melhor que começarmos a falar da Pré-História, um período interessante e cheio de mudanças.A pré-história foi o período onde não havia a escrita, por volta do ano de 4000 a.C. A Pré-História é dividida em 2 períodos que tenho certeza que você já ouviu falar:

1.Paleolítico.

2.Neolítico.



Vamos Começar pelo Paleolítico.

O período Paleolítico, mais conhecido como período da pedra lascada, foi onde surgiu o homem e a revolução agrícola.No período paleolítico o homem vivia em hordas, tambem conhecido como bandos, que são aglomerações sem líder e sem organização. Basicamente viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos, porém quando acabavam esses frutos e a caça ia de mal a pior, esse bando se mudava para um outro lugar onde havia abundância de alimentos e água, mostrando assim, uma das maiores características do período: o Nomadismo. Palolítico é um período que não há a propriedade privada, e como viviam numa anarquia (sem estado, sem líder, sem leis) o que regia era a lei do mais forte, onde tudo se resolvia no tapa. No período surgiu os intrumentos de pedras lascadas como facas e lanças, porém, a principal arma era o Arco e Flecha. Revolução Agrícola: A revolução agrícola soi o momento em que o homem domestica as plantas e os animais. A partir desse exato momento, o período Paleolítico fica para tráz, dando espaço para o o peíriodo...Neolítico: O período Neolítico significou um avanço extraordinário na vida dos homens. A partir desse período, o homem passa a viver da agricultura, se tornando Sedentário.



O néolítico representa também o surgimento da preciosa Propriedade Privada e da divisão de trabalho por sexo ( o homem fazia o trabalho pesado e a mulher cuidava da família e dos afazeres domiciliares)Surgiu também a cerâmica e a religião, que servia de explicação para tudo, como por exemplo as estações do ano, elementos naturais e chuvas e secas, um exemplo:Um grupo de agricultores passa por uma situação muito dicifil, onde o tempo está muito seco e a suas plantações não geram alimentos. Um cidadão, tentando achar uma resposta a isso tudo se reúne com os agricultores e diz:-Meu deus está muito furioso, por este motivo não conseguimos colher nada. Vamos agradá-lo, sacrifiquem esse homem como oferenda.Essa situação acontecia muito na civilização Maia, principalmente entre os anos 900 e 200 a.C, mas isso fica para depois.E aí?? ainda está acordado?Tem alguma sugestão, critica ou quer abordar algum assunto nesse blog??Deixe um comentario, afinal esse blog é a cima de tudo democrático.

Até mais!!