terça-feira, 4 de março de 2008

O começo

Olá pessoal!! Esse é o primeiro post do blog e espero q vá para frente!! Como já deu para perceber, esse é um blog de História, isso mesmo História.

Aqui irei relatar fatos, personagens, eventos, análises com cunho histórico de um jeito irreverente e que nao te faça dormir rs. Bom...como toda história tem um começo, nada melhor que começarmos a falar da Pré-História, um período interessante e cheio de mudanças.A pré-história foi o período onde não havia a escrita, por volta do ano de 4000 a.C. A Pré-História é dividida em 2 períodos que tenho certeza que você já ouviu falar:

1.Paleolítico.

2.Neolítico.



Vamos Começar pelo Paleolítico.

O período Paleolítico, mais conhecido como período da pedra lascada, foi onde surgiu o homem e a revolução agrícola.No período paleolítico o homem vivia em hordas, tambem conhecido como bandos, que são aglomerações sem líder e sem organização. Basicamente viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos, porém quando acabavam esses frutos e a caça ia de mal a pior, esse bando se mudava para um outro lugar onde havia abundância de alimentos e água, mostrando assim, uma das maiores características do período: o Nomadismo. Palolítico é um período que não há a propriedade privada, e como viviam numa anarquia (sem estado, sem líder, sem leis) o que regia era a lei do mais forte, onde tudo se resolvia no tapa. No período surgiu os intrumentos de pedras lascadas como facas e lanças, porém, a principal arma era o Arco e Flecha. Revolução Agrícola: A revolução agrícola soi o momento em que o homem domestica as plantas e os animais. A partir desse exato momento, o período Paleolítico fica para tráz, dando espaço para o o peíriodo...Neolítico: O período Neolítico significou um avanço extraordinário na vida dos homens. A partir desse período, o homem passa a viver da agricultura, se tornando Sedentário.



O néolítico representa também o surgimento da preciosa Propriedade Privada e da divisão de trabalho por sexo ( o homem fazia o trabalho pesado e a mulher cuidava da família e dos afazeres domiciliares)Surgiu também a cerâmica e a religião, que servia de explicação para tudo, como por exemplo as estações do ano, elementos naturais e chuvas e secas, um exemplo:Um grupo de agricultores passa por uma situação muito dicifil, onde o tempo está muito seco e a suas plantações não geram alimentos. Um cidadão, tentando achar uma resposta a isso tudo se reúne com os agricultores e diz:-Meu deus está muito furioso, por este motivo não conseguimos colher nada. Vamos agradá-lo, sacrifiquem esse homem como oferenda.Essa situação acontecia muito na civilização Maia, principalmente entre os anos 900 e 200 a.C, mas isso fica para depois.E aí?? ainda está acordado?Tem alguma sugestão, critica ou quer abordar algum assunto nesse blog??Deixe um comentario, afinal esse blog é a cima de tudo democrático.

Até mais!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, adorei!
consegui entender coisas que não entendia na sala de aula, muito criativo.
sucesso para vocês e continuem postando!!!!!

Anônimo disse...

tava pesquisando sobre a pré história e achei o blog de vocês.
muito interessante, me ajudou pra caramba!
beijos genteeeeeee continuem assim

Anônimo disse...

Eu vi que voces fizeeram um topico em uma comunidade do orkut colocando o blog pra queem queria saber mais de historia. acheei a ideia ótima.. vou continuar frequeentando pra ver se acho mais informaçoes.. muito bom o blogggg!!
paarabens.

bjo

Anônimo disse...

Nossa muito interessante o blog de vcs!!!
Não tenho muita facilidade em historia mais com o jeito que vcs colocaram aqui no blog eu pude entender facilmente, e já me ajudou em um trabalho escolar
Continuem postando...
Parabéns
beeeeeijos!

Anônimo disse...

AmEi DeMaIs!
VoCeIx TaUm ArRaZaNdUuUuh!

BeIjUuUuUuUuUuxXxXxXxX

Anônimo disse...

Parabens pelo Blog, adorei mesmo

muito interesante, e mais legal ainda saber que ainda há pessoas se preocupando em contar a historia!

Obrigada pessoal, vocês me ajudaram bastante, eu estava mesmo procurando um blog sobre pre historia para trabalho escolares!

super beijos da Juju.

sofia borges disse...

fiz meu tabalho da escola baseado no blog de voces
continuem postando!

Anônimo disse...

Galera o blog tá show de bola,
eu tbm vi o topico no orkut, muito legal a ideia de vcs!


Boa sorte para todas!
abraços

Anônimo disse...

faz muito temnpo que não vejo um blog tão legal quanto esse!


me ajudou muito no trabalho que tinha que fazer pra minha escola.

grandeees bjuuus

Anônimo disse...

iradu o blog,
boa sorte aew pra vcs


tão de parabens,

beijaaao do BetinhuUuUuUh